The
Safe Place
to Work:
O que é?

O  THE SAFE PLACE TO WORK  é um programa inovador de certificação empresarial que reconhece e valoriza organizações comprometidas com as melhores práticas de inclusão, diversidade e sustentabilidade social.

Tem como principal objetivo avaliar, certificar e orientar empresas que promovam ambientes de trabalho justos, inclusivos e que respeitem a diversidade.

Esta é uma visão não só prevista no âmbito dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – da Organização das Nações Unidas, como também em diversas normativas internacionais, como a NP 4590, NP 4552 e SA8000.

Todas as empresas que aderem ao programa THE SAFE PLACE TO WORK passam a integrar ao novo ecossistema THE SAFE [Net]WORK, que promove a partilha, colaboração e a transformação social e organizacional, em linha com as melhores práticas globais de responsabilidade social corporativa.

O  THE SAFE PLACE TO WORK  é uma iniciativa inovadora de certificação empresarial, concebida para reconhecer, apoiar e incentivar organizações que adotam práticas exemplares de inclusão, diversidade e sustentabilidade social no ambiente de trabalho.

O programa avalia o compromisso das empresas em proporcionar um ambiente seguro, saudável e equitativo para todos os colaboradores, promovendo políticas de igualdade, bem-estar e respeito à diversidade.

Essa certificação, além de ser um diferencial competitivo, ajuda as empresas a desenvolver uma cultura organizacional sólida e alinhada com os valores da sociedade contemporânea.

 

Distingue as empresas através de três níveis de certificação, conforme o seu nível de compromisso e implementação de práticas de inclusão e sustentabilidade social em 4 grandes pilares, garantias de uma cultura verdadeiramente justa e inclusiva e promotora de work-life balance:

I.

IGUALDADE
e equidade
de Género

II.

PROMOÇÃO 
da Comunidade LGBTQIA+

III.

CRESCIMENTO 
Profissional
e Inclusão de pessoas
com multideficiência

IV.

SUPERAÇÃO
do idadismo e valorização
em todas as idades

QUAIS OS NÍVEIS DE CERTIFICAÇÃO
THE SAFE PLACE TO WORK?
3 Selos, um compromisso:
tornar as nossas organizações um espaço seguro.

SELO SAFE
COMMITMENT

Compromisso com a Inclusão:

Este é o primeiro nível de certificação e representa a intenção formal da empresa em iniciar a sua jornada de inclusão e diversidade no local de trabalho.

Preparado para dar o 1º passo?

SELO SAFE
PROGRESS

Construção de uma Cultura Inclusiva:

O nível intermédio da certificação, concedido a empresas que já possuem uma cultura organizacional estruturada em torno da inclusão, diversidade e bem-estar, mas que ainda têm espaço para crescer e consolidar as suas práticas.

 

Estamos ao seu lado na construção da estratégia.

SELO SAFE
EXCELLENCE

Referência Global em Inclusão e Bem-Estar:

O nível máximo de certificação que reconhece as empresas que são verdadeiras referências globais em inclusão, diversidade e bem-estar no trabalho.

Uma conquista que merece a pena ser perpetuada e sempre atualizada.

O que pode esperar do
The Safe Place to Work
nas suas equipas:

A evolução do conceito de trabalho e das relações laborais tem demonstrado a importância crescente de ambientes empresariais inclusivos e humanizados.

Colaboradores que percebem suas empresas como inclusivas apresentam uma produtividade 35% maior e são 70% mais propensos a permanecer na organização a longo prazo.

Isso demonstra que empresas que investem em práticas de diversidade e inclusão não apenas constroem uma cultura organizacional forte, mas também garantem maior engajamento e retenção de talentos.

Equipas diversificadas tendem a oferecer diferentes perspetivas e ideias, o que favorece soluções criativas e eficientes.

A  THE SAFE PLACE TO WORK  surge, portanto, como um mecanismo de transformação para que mais organizações possam implementar mudanças estruturais e se tornem referência no mercado, atraindo e retendo os melhores profissionais.

Empresas certificadas pelo programa  THE SAFE PLACE TO WORK  serão vistas como pioneiras na promoção de um ambiente de trabalho que valoriza o potencial individual de cada colaborador, contribuindo para um futuro mais sustentável e justo.

A felicidade no trabalho é outro fator crítico para a produtividade e a satisfação dos colaborador. O World Happiness Report, publicado pela ONU, revelou que funcionários apresentam uma taxa de absenteísmo 41% menor e um aumento de 50% no envolvimento organizacional.

Isso reforça a necessidade de políticas organizacionais voltadas para o bem-estar emocional e mental dos colaboradores, uma das bases do programa THE SAFE PLACE TO WORK.

A importância da diversidade intergeracional também é um ponto-chave na construção de um ambiente empresarial forte.

Empresas que adotam políticas de inclusão de diferentes gerações aumentam a eficiência organizacional em 30%, pois promovem uma troca rica de conhecimentos entre colaboradores mais experientes e aqueles que estão entrando no mercado de trabalho.

Outro fator essencial é a igualdade de género. O relatório da ONU Mulheres indica que empresas com políticas sólidas de equidade de género podem melhorar sua performance financeira em até 15%, além de contribuir para um ambiente de trabalho mais equilibrado e justo.

O programa THE SAFE PLACE TO WORK incorpora esse princípio como um dos pilares centrais da sua certificação, incentivando empresas a adotarem práticas efetivas para garantir a equidade no ambiente corporativo.

Ainda a destacar os ganhos reputacionais para as empresas e organizações que integram valores como inclusão, diversidade e igualdade nos seus princípios.

Estas empresas e organizações obtêm uma melhor reputação no mercado e são vistas como líderes sociais, gerando um impacto positivo não apenas na retenção de talentos, mas também no relacionamento com clientes e investidores, que cada vez mais valorizam práticas empresariais sustentáveis e éticas.

Para além disso, e sendo um outro pilar da certificação THE SAFE PLACE TO WORK – inclusão de colaboradores com multideficiência -, as empresas que promovem a inclusão de profissionais com deficiência no mercado de trabalho registam ganhos expressivos em termos de inovação e reputação.

Quando bem integrados e valorizados, apresentam índices de produtividade iguais ou superiores aos dos demais colaboradores, além de promoverem um ambiente de trabalho mais humano e colaborativo.

A promoção de um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional também se destaca como um dos fatores essenciais para o sucesso organizacional.

 

O estudo da World Health Organization (WHO) indica que empresas que implementam políticas de work-life balance reduzem a taxa de burnout em 60%, melhorando a satisfação geral dos colaboradores e reduzindo afastamentos por motivos de saúde mental.

De acordo com a Forbes Insights,  78% da geração Millennial e da Geração Z  escolhem trabalhar em empresas alinhadas com seus valores sociais.

Esta geração já representa a maior parte da força de trabalho global, tornando fundamental para as empresas investir em estratégias de inclusão e diversidade para atrair e reter esses profissionais.

Do ponto de vista de Share Holders, 87% dos investidores preferem empresas comprometidas com diversidade e inclusão, pois entendem que essas companhias apresentam maior estabilidade e sustentabilidade a longo prazo.

Isso significa que empresas certificadas pela THE SAFE PLACE TO WORK terão maior facilidade de atrair investidores e parceiros estratégicos.

Por tudo isto, defendemos que a construção de uma cultura organizacional forte e inclusiva vai muito além de uma reflexão interna da empresa, influenciando diretamente a perceção da marca no mercado.

As empresas que adotam um modelo de gestão humanizado e os princípios de bem-estar e inclusão, conseguem reter mais talentos e aumentar o desempenho global.